Tom de pele: segredo da MAC – guia definitivo de bases


Há um bom tempo deixei inacabado meu rascunho sobre como encontrar uma base na MAC que fosse do seu tom de pele, pois para quem sabe é puro mistério dentre tantas opções aquela que seja ideal para você.


O post ficou longo até porque é impossível apresentar um breve resumo, afinal a minha intenção é fazer o guia completo das diferentes cores disponíveis – deixei bem claro isso recentemente em uma palestra aos meus pais sobre a minha cor da MAC.


I. BASES
1. TOM DE BASES
Primeiramente, as bases são divididas em:
a) C – cool: peles mais amareladas;
b) N – neutral: peles mais neutras e beges;
c) NC – Neutral Cool: tom frio indicada para quem tem peles beges mais douradas (bege, amareladas e olivas);
d) NW – Neutral Warm: tom quente para quem tem peles beges mais rosadas ou bronzeadas de praia.
Observem a diferença das nuances:

2. DADOS IMPORTANTES
a) Tem bases da MAC, como o caso da Face and Body, você somente encontra em:
a.1) C (tons mais amarelados);
a.2) N (tons mais beges).

b) No geral, a maioria das brasileiras, das indianas e das asiáticas têm pele amarelada; enquanto que a maioria das europeias é NW, pois são branquinhas com tom rosadinho na pele.
c) Tanto faz se você é branquela ou tem facilidade de se bronzear, o que importa é o seu subtom: NC e NW.


3. NUMERAÇÃO DE CORES
Além disso, a sua cor depende do seu tom sendo que:
a) Peles claras: vão do 15 ao 30 (incluindo 2 e 3);
b) Peles morenas claras: entre 35 a 42;
c) Peles negras: entre 45 a 60.


4. DICA PARA ESCOLHER A COR DA SUA BASE:
a)  Ela deve ser da cor exata da sua face, devendo ser evitado a todo custo comprar uma base mais clara ou mais escura, se a sua pretensão é uniformizar seu tom de pele.
b) Lembre-se que cores claras destacam – funcionam como iluminadores, e as escuras dão efeito de sombreado, disfarçando.
c) Também evitar testar a cor da base na mão visto que o correto é testar no pescoço ou no próprio rosto para não deixar quaisquer dúvidas quanto à cor que uniformiza o seu rosto.
d) Há quem dá a dica que para descobrir o tom da pele, deve-se observar no antebraço em luz natural se você tem mais veias azuladas, você é NW; se as suas veias são mais esverdeadas, você é NC. Na verdade, é muita balela isso porque sou praticamente transparente e enxergo perfeitamente todas as minhas veias e posso lhes garantir que não tenho um tom de veia que se sobressai.
e) A melhor dica para quem ainda não comprou nenhuma base ou a base comprada anteriormente não deu certo, o mais recomendável é comparecer até uma loja física e pedir ajuda a um vendedor lá, testando de um lado uma NC e no outro NW.
f) Na verdade, como qualquer dica de maquiagem não é obrigatório seguir à risca, pois não há uma regra absoluta de ser aplicada, tudo é permitido, podendo inclusive misturá-los para chegar ao  resultado desejado. Aliás:
f.1) se a sua cor  indicada para uniformizar seria NC, mas você tem o hábito de se bronzear, o NW dá um tom mais corado;
f.2) se a sua cor seria NW, mas você tem a pele rosácea ou algumas áreas vermelhas, é aconselhável NC para neutralizar o seu tom de pele, bem como para dar mais efeito ao blush.
g) Se a sua base que você comprou é mais clara do que seu tom de pele, te deixando pálida, use um bronzer por cima.
h) Se você comprou uma base mais escura, para uniformizar pode aplicar junto com hidratante, primer ou mesmo um protetor solar.

 

 Minhas cores de bases são Studio Fix C2 e Face and Body N2. Estão vendo o porquê eu acho furado estas regras absolutas? Já vi muita amiga com tom de pele idêntico, mas com bases totalmente inversas!

Você também pode encontrar mais dicas sobre as bases da MAC em:
Dicas da Vic Ceridono de Dia de Beauté
Dicas da Julia Petit
Sobre as opções de bases da MAC no Blog Coisas de Diva
Sobre opções de bases da MAC no site Danipinheiro
E para descobrir na internet mesmo a sua base acesse: Foundation Matrix do Temptalia


Qualquer dúvida, estou à disposição! 


Fotos: Reprodução.

8 Comentários

Arquivado em Beleza, Dicas, Maquiagem, Resenhas

8 Respostas para “Tom de pele: segredo da MAC – guia definitivo de bases

  1. Noossa, parabéns pela explicação. Consegui entender perfeitamente, to mais confiante para comprar minha base. Estava com medo de pagar caro e depois não usar. Hehe Parabéns novamente!

  2. Eu não uso base porque parece que a pele fica quebrada depois de um tempo. Agora vou escolher uma que fique legal em mim. Bjus

  3. Oiii, eu fiquei muito em duvida de qual cor escolher para mim, eu sou branco mas nem tanto e sou coradinho, e minhas veias sao mas pra verdeadas, sera que seria NC so fico em duvida de 25 ou 20 por ai, ja que sao muito parecidas, voce poderia me dar uma ajudinha!!

    • Então assim só por aqui fica difícil de te ajudar porque depende do efeito que você pretende com a base. Se você puder é melhor ir até uma loja física da MAC que os vendedores são bem prestativos e testam em você para acertar o tom da cor 20 ou 25.

  4. Olá, e quanto aquelas numerações que aparecem a cima do NC.. ou NW.. por ex: A66. O que significa?

Deixe um comentário

