Desconstruindo uma máxima: coragem ou covardia?

8c7839c839cb4088b672a0b672c58c56

Texto de Michelle De Mentzingen Gomes:

“Sou responsável pelo o que eu digo, não pelo o que você entende”.
Tenho reavaliado algumas máximas que já me peguei dizendo nesses quase 26 anos e essa é uma das que mais me fazem pensar. E de tanto pensar, percebi que para mim essa frase não representa uma verdade absoluta. Ela é uma meia verdade, uma verdade mitigada, ou, se preferirem, uma mentira (se não é verdade é mentira, ou existe meio termo?).
Uma mentira porque sou responsável SIM pelo o que você entende quando:
– Falo o que quero falar mas não transmito de uma forma compreensível. Pra mim pode ser a versão mais próxima, mas nem sempre assim será entendida e é minha responsabilidade sim zelar pela assimilação do que foi dito já que a ideia a ser assimilada é minha e não tenho nenhum interesse em que o seja de forma errada;
– Falo “A” querendo, no meu íntimo, dizer “B” e espero absurdamente que a pessoa entenda que o “B” está implícito no “A” ou que na verdade só há “B”, o “A” foi dito por covardia. Ora, acusar alguém de não entender o que eu quis dizer por esse motivo é horrível mas acho que você que está lendo isso concorda comigo que acontece, e mais vezes do que queremos. 

Portanto, eu sou responsável pelo o que você entende sim; e pelo o que você não entende também. E gostaria de não ser a covarde que por vezes fala “A” e queria falar “B” e ainda espera que o outro entenda entrelinhas (ou um parágrafo inteiro não dito) mas sou. Não com frequência, mas por vezes no que mais importa.

1 comentário

Arquivado em Sem categoria

Uma resposta para “Desconstruindo uma máxima: coragem ou covardia?

Deixe um comentário

