Dia Internacional da Mulher

tumblr_mzx9jpbXwJ1sp76hoo1_500

Dia Internacional da Mulher. Dia Internacional daquela que detém 50% da sua carga genética, que te carrega entre 8 e 9 meses no ventre. Daquela que por vezes decide não ser mãe mas é tia, prima, mãe por tabela. É filha, irmã de sangue ou de coração, neta emprestada ou de verdade. É amiga, esposa, parceira. É cúmplice. É aquela que se equilibra em cima do salto alto com um monte de sacolas do supermercado nas mãos enquanto abre o carro e marca reunião por Skype no celular. É aquela que mesmo de sapatilha preside uma reunião em uma sala lotada de homens que jamais questionaram sua capacidade de liderança porque ela não chegou lá através de teste do sofá algum; ela foi a melhor da classe dela, se formou com honras e foi contratada em um processo seletivo onde os homens que com ela participaram se admiraram com sua força de vontade.

Dia Internacional daquela que luta por amanhãs melhores para si e para os seus. Dia de reconhecer que foi, por muito tempo, tratada como serva, “mobília” da casa, artigo de luxo e objeto de satisfação sexual. Dia de lembrar que por muito tempo o que ainda é desigual mas está melhorando, era abissal: mulheres jamais seriam Presidentes da República ou de Multinacionais pois era “trabalho de homem”. Dia de agradecer por aquela mulher que decidiu abdicar da carreira de sucesso para se dedicar única e exclusivamente para a carreira mais linda que é a de ser mãe (e de lembrar dos homens, pais e maridos que bancaram com ela essa decisão, são caras incríveis que merecem muitos aplausos).

Dia Internacional de lembrar das lutas pela igualdade, ainda que com ações desiguais que favoreçam as chamadas discriminações positivas porque infelizmente ainda precisamos delas nos dias de hoje para termos nossos direitos reconhecidos, assegurados e cumpridos. Não queremos prerrogativas e nem vida fácil só por sermos mulher; queremos ter o direito de lutar com as mesmas armas que os homens sempre lutaram e conquistar nosso lugar ao sol sem que para isso tenhamos que dormir com alguém ou aguentar humilhações e machismo. E o pior: humilhações e machismo que muitas vezes são proferidos por mulheres!

Não é dia internacional de cobrar presente. Não é dia internacional de ganhar tratamento estético, bolsa de marca ou sapato de mil reais. Não é dia internacional de ficar brava com o namorado, noivo ou marido porque ele não te acordou com café da manhã e um anel de brilhantes com um cartão “Parabéns, meu bem, pelo dia da mulher!”. Não. O intuito do dia não é esse. É dia internacional de receber do seu namorado, noivo, marido e amigos o reconhecimento por tudo o que você fez e faz. Por todas as lutas até aqui e por toda a ajuda que você deu para que eles chegassem onde chegaram.

tumblr_njfasuryA51s5gx06o1_500

É dia de ganhar de presente aquela florzinha do jardim do vizinho com o sorriso mais largo do mundo que significa orgulho da mulher que ele tem ao lado. É dia de ouvi-lo fazer piada as suas custas para que os amigos saibam que ele está com você – e você com ele, mas hoje é dia de celebrar você, moça, então é ele que está contigo. É dia de gastar seu latim lembrando aos que se encontram presentes de que há muito por lutar, muito por conseguir e que todos podem fazer a sua parte nessa.

Ainda que eu ache que as datas perderam muito de sua essência quando começaram a ser alvo do comércio desmedido, comércio este fomentado pelas próprias mulheres que perderam o foco e transformaram o dia de luta em dia de clube da Luluzinha no salão de cabelereiro, elas não podem passar batidas. Dia da Mulher para algumas infelizmente virou sinônimo de dia fútil ou de distribuição gratuita de atitudes misóginas. E de novo, ressalto que muitas delas são proferidas por mulheres de diversas faixas etárias e classes sociais.

Nenhuma pessoa pode nos tirar o que temos de mais precioso que é a nossa liberdade. Nenhuma pessoa pode querer que abdiquemos dos nossos sonhos e abaixemos a cabeça para uma realidade desigual e desumana. Desigualdades no campo de trabalho, seja aqui no Brasil seja em Hollywood com atrizes reivindicando melhores pagamentos pois ganham metade do que os atores ganham, isso quando ganham metade; o direito a existir (não sermos mortas por sermos nós), o direito de ir e vir sem preocupações e permanecer em locais sem medo de recusar o drink ou de sermos vigiadas, de perto ou de longe, por um bando que nos olha como se fossemos peça de carne no açougue.

Sinto muito se para você o Dia Internacional da Mulher se resume a ganhar presente ou um cheque em branco para gastar no shopping. Para mim, é poder sonhar com o dia em que poderei ir ao estádio de futebol sozinha ou com amigas sem medo. É contar com a ajuda de mulheres e homens esclarecidos para que possamos fazer do amanhã um dia mais justo e menos temerário, que não nos custe a vida por erguermos a nossa voz e nos defendermos de injustiças e leviandades.

Que o Dia Internacional da Mulher seja mais do que um fato de calendário; seja um ato constante de luta, de conquista, de glória. Seja uma celebração da vida, do poder ser, estar, permanecer e ir de acordo com as nossas vontades e não porque mandaram e tivemos que obedecer. Muito menos que se prevaleça o lado fútil das que acham que dia da mulher é blush e batom ou dos que acham que já que tem que dar presente que sejam uma batedeira ou um fogão.

tumblr_ngwyjaXJoS1tjd94no1_500

Feliz Dia Internacional, mulheres. Que saibamos nos dar ao respeito para que possamos exigi-lo a qualquer um em qualquer situação. E principalmente que não esperemos fazerem o nosso trabalho por nós. Somos tão capazes quanto qualquer homem. Que saibamos respeitar os limites que guardam cada atividade mas que não deixemos que qualquer coisa nos tire o prazer de sermos mulheres. De irmos do futebol de final de semana ao jantar caprichado em casa para a família. Porque não tem nada errado em ser mulher dona de casa e profissional, mulher que vive em estádio ou no parque correndo; o errado é o preconceito arraigado entre homens e mulheres que acham que viemos com manual de instruções e que servimos para coisas específicas e só isso.

Feliz Dia Internacional do respeito. Feliz dia.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Desenvolturas, Divagações, Pessoal

Uma resposta para “Dia Internacional da Mulher

  1. Pingback: Texto novo – 4everglow

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s